Estrutura de controle I. if else end

Um código de computador pode apresentar uma série de comandos que modificam a leitura do código e permitem que sejam tomadas decisões, que sejam realizadas tarefas repetitivas, que seja interrompida a leitura do código ou outras tarefas. Esses comandos são chamados de estrutura de controle ou controle de fluxo. Abaixo serão exemplicadas as principais estruturas de controle que podem ser usadas em programação MATLAB.



if else end. Essa estrutura de comando deve ser usada para tomar decisões. O Exemplo 1 mostra um código no qual a decisão de um sujeito comprar um bolo ou apenas uma fatia é dependente da quantidade dinheiro que tenha.


Exemplo 1.

Dinheiro = 15;

if Dinheiro > 20

Compra = 'bolo';

else

Compra = 'fatia';

end

No exemplo anterior, o sujeito tinha uma variável Dinheiro e o valor atribuído a ela é 15. A esta variável é aplicado um comando if else end, cuja leitura quer dizer: "Se Dinheiro for maior que 20 o valor da variável Compra será 'bolo', caso contrário o valor da variável Compra será 'fatia'. Como o valor de Dinheiro inicialmente atribuído foi de 15, o valor da variável Compra após o if else end será 'fatia'.

if elseif else end. Como é do conhecimento de todos, nem sempre as nossas decisões são baseadas em duas escolhas. Quando em um código é necessário fazer uma escolha entre três ou mais coisas, se usa a estrutura de controle if elseif else end. O Exemplo 2 exemplifica o uso desta estrutura de controle.


Exemplo 2.

Glicemia = 120;

if Glicemia >= 126

Resultado = 'Diabético';

elseif Glicemia >=110 && Glicemia < 126

Resultado = 'Limítrofe';

elseif Glicemia >= 80 && Glicemia < 110

Resultado = 'Normal'

elseif Glicemia < 80

Resultado = 'Hipoglicêmico'

else

end


No código do Exemplo 2, o valor da variável Glicemia é de 120 e essa variável é avaliada por uma estrutura de controle na qual há quatro critérios para sua avaliação. Dependendo do valor da variável Glicemia, o valor da variável Resultado pode ser 'Diabético', 'Limítrofe', 'Normal' e 'Hipoglicêmico'. No caso do Exemplo 2, a variável Resultado seria 'Normal'.


Referência

MATLAB. Curso Completo, por Claúdio Vieira e Vagner Morais.

MATLAB Para Leigos, por Jim Sizemore e John Mueller.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOVANEWS

RECEBA EM SEU E-MAIL PROMOÇÕES, NOVIDADES E CONHECIMENTO PRA SER COMPARTILHADO

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook

COMPARTILHE CONHECIMENTO

educação . movimento . saúde . tecnologia

CONTATO

+55 (19) 98329-0429

Copyright 2021 - MOVA4all - Todos os Direitos Reservados || Ana Francisca Rozin Kleiner || ENDEREÇO ADMINISTRATIVO: Avenida 29, 116 - Rio Claro - SP - CEP: 13501-133 || CNPJ: 37.874.040/0001-72 1
statistics (4).png