Estrutura de controle II. for end

Atualizado: Mar 17


Várias vezes o programador se encontra em uma tarefa repetitiva e fazer a mesma tarefa em diferentes linhas de código se torna cansativo. O Exemplo 1 mostra as linhas de código para executar a mesma tarefa de selecionar número de uma variável e salvar em outra.

Exemplo 1.

Frutas = {'banana', 'abacaxi', 'goiaba', 'caju',... 'graviola', 'biribá', 'cupuaçú'};

Escolhidas{1,1} = Frutas{1,1};

Escolhidas{1,2} = Frutas{1,2};

Escolhidas{1,3} = Frutas{1,3};

Escolhidas{1,4} = Frutas{1,4};

No Exemplo 1, o código mostra que alguns valores da matriz Frutas foram selecionados em cada linha de código para a matriz Escolhidas. A tarefa de selecionar diferentes valores de uma matriz é uma tarefa repetitiva e pode ser também realizada usando a estrutura de controle for end, como pode ser visto no Exemplo 2.

Exemplo 2.

Frutas = {'banana', 'abacaxi', 'goiaba', 'caju', 'graviola', 'biribá', 'cupuaçú'};

for i = 1:1:4

Escolhidas{1,i} = Frutas{1,i};

end

A estrutura de controle for end faz com que um contador receba valores que variam entre dois números limítrofes. No caso do Exemplo 2, o contador é a variável i, a qual vai receber valores entre 1 e 4 com espaçamento de valor 1. A cada valor recebido esse contador é usado no endereçamento das variáveis Escolhidas e Frutas. Assim, só é preciso uma linha para fazer a mesma seleção de valores realizada nas 4 linhas finais do Exemplo 1. Em ambos os exemplos, a variável Escolhidas terá como valor final o seguinte vetor {'banana', 'abacaxi', 'goiaba', 'caju', 'graviola'}.


Referência

MATLAB. Curso Completo, por Claúdio Vieira e Vagner Morais.

MATLAB Para Leigos, por Jim Sizemore e John Mueller.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo