Variáveis I: numéricas e de caracteres



Uma das coisas mais importantes a entender quando se começa a programar é o conceito de variável. Em programação MATLAB, a variável é o termo que recebe valores dentro do código e é interpretada como uma matriz pelo programa. Veja o Exemplo 1, no qual a variável x recebe o valor de 15. Entende-se que a variável x armazena o valor ao qual lhe é atribuído.


Exemplo 1.

x = 15 %É atribuída à variável x o valor de 15


O tipo de valor que é atribuído à variável determina o tipo de variável com o qual se trabalha. A linguagem de programação MATLAB apresenta uma grande variedade de tipos de variáveis. O programador deve compreender o tipo de variável que precisará trabalhar para que possa executar funções compatíveis com o valor que lhe será atribuído. No Exemplo 2, as variáveis x e y recebem os valores 15 e '15'. Apesar de aparentemente receberem os valores iguais, as duas variáveis são de tipos completamente diferentes.


Exemplo 2.

x = 15 %O valor 15 atribuído à variável x é do tipo numérico.

y = '15' %O valor '15' (entre aspas simples) atribuído à variável y é do tipo de caracter


O Help do MATLAB lista que a linguagem trabalha com até 13 diferentes tipos de dados ou tipos de variáveis (https://www.mathworks.com/help/matlab/data-types_data-types.html). Aqui, vamos discutir apenas alguns destes tipos de variáveis que são mais comuns e que comporão os programas de iniciantes na linguagem com maior frequência.

As variáveis numéricas são aquelas que recebem valores numéricos. Os valores numéricos podem ser do tipo inteiro ou de ponto flutuante. A diferença entre ambos é na forma de ser representado dentro da linguagem de máquina do computador. Para maiores informações, busque sobre a diferença de ponto flutuante (do inglês float-point) e inteiro (do inglês integer). Sugiro o site a seguir: http://www.dummies.com/programming/c/the-real-difference-between-integers-and-floating-point-values/. Para facilitar no entendimento, os valores inteiros podem ser representados por números que pertencem ao conjunto dos números inteiros, enquanto o valores de ponto flutuante são representados por números não inteiros ou seja decimais. O Exemplo 3 mostra duas variáveis numéricas, x e y, recebendo valores numéricos de 15, no entanto a variável x recebe um valor inteiro e a variável y recebe um valor decimal (por mais que seja o zero após a vírgula).

Exemplo 3.

x = 15; %A variável x recebe um valor inteiro, sendo assim uma varável numérica do tipo inteira

y = 15.0; %A variável x recebe um valor decimal, sendo assim uma variável numérica do tipo ponto flutuante


Qualquer variável numérica na linguagem MATLAB é inicialmente considerada como ponto flutuante pelo programa.

As variáveis de caracteres (do inglês characters) e de palavras (do inglês string) são aquelas que recebem informações textuais. O programador precisa escrever o valor da variável dentro de aspas simples para indicar ao programa que o valor atribuído é do tipo textual. O Exemplo 4 mostra variáveis que recebe valores de caracteres e de palavras.

Exemplo 4.

Nome1 = ['Rui Barbosa']; %A variável Nome1 está recebendo o valor dentro de colchetes

Nome2 = {'Rui Barbosa'}; %A variável Nome2 está recebendo o valor dentro de chaves

A variável Nome1 é um exemplo de vetor de caracteres. Cada letra (caracter) da palavra Rui Barbosa é considerado um elemento do vetor. Sendo assim, podemos localizar cada letra dentro do vetor da mesma forma como está descrito nos Exemplo 3-6 do post Matrizes e vetores deste blog. O terceiro elemento do vetor é a letra 'i', o quinto elemento é a letra 'B', o décimo elemento é a letra 'a' e assim por diante. O Exemplo 5 mostra como se acha cada um destes elementos descritos acima.

Exemplo 5.

x = Nome1(1,3)

x = 'i'

Exemplo 6.

x = Nome1(1,5)

x = 'B'

Exemplo 7.

x = Nome1(1,10)

x = 'a'


Referência

MATLAB. Curso Completo, por Claúdio Vieira e Vagner Morais.

MATLAB Para Leigos, por Jim Sizemore e John Mueller.

Posts recentes

Ver tudo

MOVANEWS

RECEBA EM SEU E-MAIL PROMOÇÕES, NOVIDADES E CONHECIMENTO PRA SER COMPARTILHADO

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook

COMPARTILHE CONHECIMENTO

educação . movimento . saúde . tecnologia

CONTATO

+55 (19) 98329-0429

Copyright 2021 - MOVA4all - Todos os Direitos Reservados || Ana Francisca Rozin Kleiner || ENDEREÇO ADMINISTRATIVO: Avenida 29, 116 - Rio Claro - SP - CEP: 13501-133 || CNPJ: 37.874.040/0001-72 1
statistics (4).png