Variáveis III. Matrizes celulares


As matrizes ou arranjos celulares, assim como matrizes estruturadas, podem armazenar qualquer tipo de dados, seja do tipo numérico ou de caracteres. A escolha pelo uso de um ou outro tipo de variável é do programador de acordo com o que achar mais fácil ou adequado para o programa que está usando.

Uma das grandes vantagens do uso de arranjos celulares é o armazenamento de dados que contém palavras. O Exemplo 1 é semelhante ao que foi mostrado no post Variáveis I. numéricas e de caracteres e exemplifica o problema de trabalhar com dados de palavras.

Exemplo 1.

Cores = ['azul', 'vermelho', 'verde'] %A variável Cores receberá o nome de três cores

Cores = azulvermelhoverde

O resultado da declaração de palavras em matrizes simples é que o programa concatena todas as palavras em apenas uma. Caso o usuário busque escrever um vetor coluna com os mesmos dados, o programa não conseguirá concatenar as palavras porque elas não tem as mesmas dimensões. Agora veja no Exemplo 2 como as matrizes celulares podem ser usadas para resolver o problema.

Exemplo 2.

Cores = {'azul', 'vermelho', 'verde'};

Cores =

'azul' 'vermelho' 'verde'

O resultado agora mostra cada palavra separada da outra, como desejaria qualquer usuário que quisesse armazenar o nome das cores de suas canetas, por exemplo.

O Exemplo 3 mostra uma matriz celular com diferentes informações salvas. Ela exemplifica a multidimensionalidade das matrizes celulares.

Casa{1,1} = {'sala','cozinha','quarto','banheiro','garagem'}

Casa{1,2} = 'Não esquecer o menino no colégio'

Casa{1,3} = [23, 13, 21; 6, 6, 9; 1980, 1990, 2007]

Casa{2,1} = {1, 2, 'nome', 'mês', 'dia', 'ano'}

Em cada célula da variável foi inserido um tipo diferente de dados. A célula {1,1} recebeu um conjunto de informações que compõem uma casa, as quais estão dentro de um arranjo celular. A célula {1,2} recebeu apenas um dado com um texto. A célula {1,3} recebeu um arranjo numérico 3x3 e a célula {2,1} recebeu uma mescla de arranjos numéricos e de caracteres. E assim pode ser colocado um infinito número de informações em diferentes células, sem que exista relação de tamanhos ou tipos dos dados lá inseridos.


Referência

MATLAB. Curso Completo, por Claúdio Vieira e Vagner Morais.

MATLAB Para Leigos, por Jim Sizemore e John Mueller.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOVANEWS

RECEBA EM SEU E-MAIL PROMOÇÕES, NOVIDADES E CONHECIMENTO PRA SER COMPARTILHADO

  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook

COMPARTILHE CONHECIMENTO

educação . movimento . saúde . tecnologia

CONTATO

+55 (19) 98329-0429

Copyright 2021 - MOVA4all - Todos os Direitos Reservados || Ana Francisca Rozin Kleiner || ENDEREÇO ADMINISTRATIVO: Avenida 29, 116 - Rio Claro - SP - CEP: 13501-133 || CNPJ: 37.874.040/0001-72 1
statistics (4).png